A equipe médica do ex-presidente Jair Bolsonaro realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (14) para atualizar o estado de saúde dele. Segundo os médicos, o procedimento ao qual Bolsonaro foi submetido foi “complexo e prolongado”, e não há previsão de alta até o momento.
O procedimento, que durou cerca de 12 horas, foi realizado sem intercorrências e não houve necessidade de transfusão de sangue. Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia de extensa lise de aderências e reconstrução da parede abdominal devido a uma obstrução causada por uma dobra do intestino delgado.
Bolsonaro se encontra na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e recebe medidas de suporte clínico, nutricional e de prevenção de infecções. A equipe médica continua a monitorar seu estado de saúde e fornecer atualizações.
Bolsonaro passou mal quando cumpria agenda em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, na sexta-feira (11), e foi encaminhado para um hospital no estado de helicóptero. No sábado (12), foi transferido para Brasília, onde foi submetido ao procedimento cirúrgico.
A equipe médica permanece otimista, mas alerta que a recuperação será lenta devido à complexidade do procedimento.