Uma operação realizada pela Auditoria-Fiscal do Trabalho (AFT) resgatou 20 trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão em inspeções realizadas na zona rural e urbana dos municípios de Caiçara, Serra Branca e Boa Vista, na Paraíba, e Sertânia, Alagoinha e Pedra, em Pernambuco.¹
Os trabalhadores foram encontrados em alojamentos precários e improvisados, sem espaço adequado para armazenar alimentos, com comida estragada, sem banheiro e sem acesso a água potável. Eles terão direito a três parcelas do seguro-desemprego especial e foram encaminhados aos órgãos municipais e estaduais de assistência social para atendimento prioritário.
A operação foi conduzida pela Auditoria-Fiscal do Trabalho e contou com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU) e da Polícia Federal (PF). Ao todo, 38 trabalhadores foram identificados sem registro em carteira. Os empregadores foram notificados para regularizar os vínculos trabalhistas, pagar as verbas rescisórias e recolher o FGTS e as contribuições sociais devidas.