A Samsung divulgou nesta quarta-feira (30) que espera lançar o seu óculos de realidade estendida (XR) em 2025. A confirmação veio na apresentação de resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024, quando a sul-coreana mostrou alguns slides sobre os planos para 2025. O óculos XR é citado na parte sobre a divisão de experiência mobile da Samsung.
Os slides também apresentam outros planos da Samsung para 2025, como o já esperado Galaxy S25. O curioso é que não há nenhuma menção à próxima geração do Galaxy Ring para o ano que vem. E sim, há bastante inteligência artificial nos planos da empresa para 2025, focando em melhorar a experiência de IA em seus produtos.
Como deve ser o óculos XR da Samsung?
Os rumores indicam que o óculos XR da Samsung pode utilizar algum processador da Qualcomm. Em agosto, foi levantado que o headset da sul-coreana usaria o SoC Snapdragon XR2+ Gen 2, que foi lançado pela americana no início deste ano.
A Samsung e o Google contribuíram para o desenvolvimento desse processador. Assim, é o raciocínio natural pensar que a sul-coreana usará o SoC em seu dispositivo de realidade estendida (um conceito que mistura a realidade virtual e realidade aumentada).
Agora surge a dúvida de quando a Samsung irá apresentar o seu headset XR. O próximo Galaxy Unpacked será, segundo rumores, em janeiro de 2025. O primeiro Unpacked sempre é focado na linha Galaxy S, mas neste ano a Samsung usou o espaço para confirmar o Galaxy Ring.
Podemos ver algo similar no evento de janeiro, com o lançamento acompanhando os dobráveis em julho ou agosto. Nos últimos anos, o Galaxy Unpacked do meio do ano se tornou o espaço para a apresentação de produtos mais inovadores. Tanto que o lançamento oficial do Galaxy Ring ocorreu ao lado dos Galaxy Z Fold 6 e Galaxy Z Flip 6.
Google prepara Play Store para headsets VR/AR
Na terça-feira, o site Android Authority encontrou nos códigos da Play Store uma opção para instalar aplicativos em mais dispositivos. Há um ícone de instalação de dispositivo que parece um headset VR. Além disso, alguns apps podem indicar que não são compatíveis com esses equipamentos.
Esse achado levanta mais dúvidas: o Google está se preparando para o headset da Samsung (e outras marcas) ou está abrindo a Play Store para o Meta Quest? Só resta esperar para saber.