Macintosh entrou em cena 40 anos atrás e mudou mercado com interface amigável (Imagem: Pablo Martinez/Unsplash)
Há 40 anos, em 24 de janeiro de 1984, a Apple lançava o Macintosh, seu segundo computador all in one e primeiro sucesso comercial do tipo. O PC, no sentido literal de computador pessoal, foi um dos responsáveis por elevar a companhia e tirar espaço dos desktops da IBM, principal fabricante de computadores na época. Um ponto fundamental para o seu sucesso está no uso de uma interface gráfica mais amigável, que facilitou o aprendizado de usar um computador e ditou o rumo dos sistemas operacionais.
O Macintosh foi o sucessor direto do Apple Lisa, o primeiro all in one da Apple. Na época, além desses computadores, a big tech (até então só tech) vendia o Apple 2 e Apple 3, tataravós do Mac mini e Mac Studio. No seu lançamento, o Macintosh custava US$ 2.495. Calculando a inflação de hoje, esse preço fica US$ 7.510,61 (R$ 36.940,18 na conversão direta).
Em 1984, o valor do Macintosh em seu lançamento foi considerado barato. Afinal, a tecnologia para computadores pessoais ainda estava no seu início e os concorrentes produziam modelos mais caros — e mais pesados. Inclusive essa diferença de tamanho foi destacada por Steve Jobs em um evento de apresentação do Macintosh, na qual o próprio computador fazia piada com seu rival da IBM.
Macintosh e sua interface amigável mudou mercado
Como vemos no vídeo acima, quando vários slides são mostrados ao som da música de abertura do filme Chariot of Fire, o Macintosh e seu sistema operacional System Software 1.0 deixaram a interface bem mais fácil de usar. Os menus no canto superior, que até hoje estão presentes nos programas de computadores, permitiram que mais pessoas aprendessem a utilizar o equipamento.
Eu nasci nos anos 90 e nunca tive o prazer de usar um PC antigo. Porém, já trabalhei com quem teve que fazer planilha no Lotus 1-2-3. Antes de existirem os SO com interfaces amigáveis, fáceis de usar, os programas eram abertos digitando linhas de comando. Com o Macintosh, focado em usabilidade, você só precisava buscar o programa clicando no botão da maçã.
Com base no vídeo acima podemos dizer, dando as devidas proporções, que a essência dos sistemas operacionais de hoje não mudou nesses 40 anos. Seja no Windows ou nos Macs, você tem uma tela inicial, um menu e tudo pode ser feito com cliques. O que não pode ser clicado, pode ser buscado digitando o nome do programa ou arquivo (por exemplo, eu posso digitar “GTA V” ao abrir o Iniciar do Windows e ele me mostra o arquivo executável).
A interface foi tão marcante que a Apple gastou uma fortuna para comprar todas as 39 páginas de anúncio da Newsweek pós-eleições presidenciais americanas de 1984. E o que você via nesses anúncios? Praticamente um manual sobre como era prático usar o Macintosh — uma baita leitura.
Aqui fica contraditório, 39 páginas para falar que algo é fácil. Mas lembre-se, PCs não era comuns nos anos 80 — e ela publica uma foto dos três grossos manuais dos PCs da IBM. Em uma das páginas, a Apple explica a proposta do produto e destaca que vendeu 72.000 Macintosh nos 100 primeiros dias. Hoje ela vende isso de iPhones assim que abre a pré-venda.
Macintosh tinha 16 “pentes” de RAM
Para chegar na capacidade total de 128 kB (kilobytes) de memória RAM, a Apple instalou 16 chips de 64 kb (kilobits) — cada 64 kb equivale a 8 kB. Essa capacidade de RAM estava se tornando o “mínimo” dos computadores nos anos 80. Com 128 kB de RAM, o computador rodaria a interface e os programas. Ah, outra coisa. Em 1984 você usava um programa por vez — e eu aqui com mais de 20 abas abertas e 16 GB de RAM.
O processador era um Motorola 68000, com 8 MHz. A memória ROM era de 64 kB, mas você podia inserir um disquete de 3,5 polegadas para ampliar o armazenamento e usar algum programa a partir dele.
A propaganda “1984” do Macintosh
Para quem não é ligado em tecnologia, existe a possibilidade de que essas pessoas conheçam mais a propaganda do Macintosh do que o computador em si. O anúncio televisivo do Macintosh teve a direção de Riddley Scott (diretor de O Gladior).
Na propaganda, inspirada no livro 1984 de George Orwell, uma mulher corre da polícia para arremessar uma marreta no grande televisor que exibe uma transmissão do Grande Irmão.
Com informações: Wired, MeioBit e BBC
Apple Macintosh completa 40 anos e sua influência segue viva