Arqueólogos descobriram um enorme fosso sob um estacionamento em Jerusalém. Segundo eles, a estrutura de quase 30 metros de largura e 6 metros de profundidade foi criada para defesa e pode ter sido usada para dividir a cidade durante os tempos bíblicos.
Leia mais
Joia antiga revela segredos de importante evento bíblicoDescoberta arqueológica revela sinais da presença grega na antiga JerusalémRecibo financeiro em pedra é encontrado em Jerusalém
Fosso teria sido construído na Idade do Ferro
Construído em pedra, o antigo fosso fica no fundo de uma vala. Com base na localização da construção, os pesquisadores acreditam que ele serviu para separar grande parte da cidade de importantes locais religiosos, como o Monte do Templo, lugar sagrado para judeus, cristãos e muçulmanos.Os arqueólogos não têm certeza da data exata da construção do fosso, mas acreditam que isso aconteceu algum momento por volta do século IX a.C., durante a Idade do Ferro. As conclusões foram apresentadas em um estudo publicado no Journal of the Institute of Archaeology da Universidade de Tel Aviv.As informações são da Live Science.
Referências bíblicas
Apesar de acreditarem que o fosso tivesse como finalidade a defesa da cidade, os pesquisadores não descartam outros usos para a construção.
Naqueles dias, serviu para dividir Jerusalém em duas: a acrópole com o templo e o palácio ao norte e a cidade mais velha ao sul. Se foi cortado em tempos anteriores – algo que não podemos provar – então seu objetivo era defender a cidade do norte.
Yuval Gadot, professor de arqueologia da Universidade de Tel Aviv e primeiro autor do estudo
O feito arquitetônico foi descrito como “único” e um “grande projeto monumental que só poderia ser executado pelos reis que governavam a cidade”.
Ainda de acordo com o estudo, o fosso estaria associado a um dos primeiros reis de Judá que são mencionados no Antigo Testamento. E teria sido utilizado até o período helenístico tardio, de 332 a 63 a.C., quando as atividades de construção encheram a vala, levando ao seu desaparecimento.
No início de 2023, arqueólogos descobriram dois conjuntos de canais perfurados no túnel rochoso sob o mesmo estacionamento onde o fosso está localizado.
A descoberta do fosso fornece aos pesquisadores uma nova visão sobre os limites da antiga cidade e quais, se houver, mecanismos de defesa que Jerusalém empregou há milhares de anos. No entanto, alguns mistérios permanecem: como a cidade se defendeu do norte, como o Monte do Templo foi incorporado à cidade e como ele foi conectado com a cidade mais antiga?
O post Fosso misterioso pode ter dividido Jerusalém nos tempos bíblicos apareceu primeiro em Olhar Digital.