A capacidade de armazenamento do protótipo de bateria da QuantumScape caiu apenas 5% após mais de cinco mil ciclos de carregamento – equivalente a cerca de 500 mil quilômetros rodados. Esse é o resultado de testes feitos pela empresa PowerCo, do Grupo Volkswagen.
Para quem tem pressa:
O protótipo de bateria da QuantumScape apresentou redução de apenas 5% na capacidade de armazenamento após mais de cinco mil ciclos de carregamento (equivalente a cerca de 500 mil quilômetros rodados) em testes da PowerCo, empresa do Grupo Volkswagen;O protótipo “excedeu significativamente” as metas estabelecidas para os testes, que previam 700 ciclos de carregamento com uma perda máxima de 20% da capacidade. A Volkswagen visa utilizar essa tecnologia em seus veículos elétricos para melhorar a eficiência;As baterias de estado sólido são mais seguras e compactas em comparação às tradicionais, além de carregarem mais rápido. Elas são compostas por um separador sólido no lugar do eletrólito líquido e o separador convencionais, que são inflamáveis;Para Frank Blome, chefe na PowerCo, “o resultado final deste desenvolvimento pode ser uma célula de bateria que permite longos alcances, pode ser carregada rapidamente e praticamente não envelhece”.
A fabricante alemã divulgou que o protótipo de bateria “excedeu significativamente” a meta dos testes – 700 carregamentos e perda máxima de 20% da capacidade. Objetivo da Volkswagen é usar bateria com vida útil maior em seus veículos elétricos para deixá-los mais eficientes e acessíveis.
Leia mais:
CES 2024: Volkswagen anuncia integração do ChatGPT em seus carrosCom aluguel de Kombi elétrica, você poderia comprar estes 5 carros de luxoInovação automotiva: 5 carros criados por brasileiros que você precisa conhecerFábrica da VW na Alemanha (Imagem: Divulgação)
O protótipo da QuantumScape é de uma bateria de estado sólido com 24 camadas. Esse tipo é mais seguro e compacto, além de carregar mais rápido. Na parte interna, elas trazem separador sólido (feito de vidro, cerâmica ou polímeros) no lugar do eletrólito líquido convencional e o separador – ambos inflamáveis.
Para Frank Blome, chefe da PowerCo, os resultados dos testes são “muito encorajadores”. “O resultado final deste desenvolvimento pode ser uma célula de bateria que permite longos alcances, pode ser carregada rapidamente e praticamente não envelhece.”
Jagdeep Singh, fundador e CEO da QuantumScape, também comentou sobre os resultados dos testes. “Embora ainda tenhamos mais trabalho a fazer para levar esta tecnologia ao mercado, não estamos cientes de nenhuma outra bateria de lítio-metal em formato automotivo que tenha demonstrado tal retenção de energia de descarga ao longo de uma contagem de ciclos comparável sob condições semelhantes.”
O próximo passo no caminho para a produção em série é aperfeiçoar e dimensionar os processos de fabricação. A princípio, o conceito de célula unificada da Volkswagen desenvolvido pela PowerCo também é adequado para o uso da tecnologia de célula de estado sólido.
O post Testes de ‘bateria imortal’ supera expectativas, diz Volkswagen apareceu primeiro em Olhar Digital.