Imagens de uma lula de olhos pretos carregando seus filhotes foram capturadas por mergulhadores. A captura publicada no Instagram é rara e impressionante, mesmo esses animais estando entre os cefalópodes mais comuns dos Oceanos Pacíficos e Atlântico.
As capturas foram realizadas durante o mergulho OctoOdyssey, realizado pelo Schmidt Ocean Institute no Afloramento Caballito da Costa Rica. As filmagens foram feitas em dezembro e mostram a espécie de lula chamada Gonatus onyx, que possui olhos pretos com bordas brancas.
Quando adultas, as lulas de olhos-pretos atingem cerca de 18 centímetros de comprimento;Elas são encontradas no Oceano Pacifico, do Japão a Califórnia e no Mar de Bering, e no Oceano Atlântico;Geralmente esses animais vivem em água profundas, mas se movem para águas ainda mais escuras e fundas quando estão carregando seus filhotes;As fêmeas se agarram a cerca de 2 a 3 mil ovos, envoltos em uma membrana em forma de tubo que se abre nas extremidades durante 6 a 9 meses;Elas fazem sem soltá-los nenhuma vez, nem mesmo para se alimentarem e no final geralmente morrem.
As lulas de olhos pretos são uma das únicas duas espécies de lula que cuidam dos seus ovos depois de desovados. Enquanto, elas estão segurando seus filhotes, não conseguem nadar rapidamente e tornam-se presas fáceis para mamíferos marinhos que podem atingir águas profundas. A maternidade pode ter um preço alto no final.
Leia mais:
Por que não existem lulas gigantes em aquários?Lula de vidro é filmada no Alasca; assistaCérebros humanos e de lulas se desenvolvem da mesma maneira, diz estudo
Mamãe lula
Durante a “gestação” a movimentação da lula de olhos pretos é feita estendendo e retraindo suavemente os braços para liberar a água com baixa taxa de oxigenação através da massa tubular onde estão os ovos.
Flhote de Gonatus onyx recém-nascidos (Crédito: Brad Seibel et al., Nature, 2005 )
No começo, quando se deparam com ameaças, as lulas podem transportar sua prole rapidamente para um local seguro. No entanto, à medida que os filhotes amadurecem e esses animais vão ficando mais fracos após meses sem comer, sua habilidade de fuga com seus ovos fica cada vez mais comprometida.
Além disso, depois que os filhotes eclodem, as lulas de olhos preto geralmente morrem. Lulas geralmente se reproduzem apenas uma vez, morrendo após a postura dos ovos. Assim, se as Gonatus onyx não morrerem tentando proteger seus ovos, viverão apenas para ver eles eclodindo.
O post Lula é vista se sacrificando por seus filhotes apareceu primeiro em Olhar Digital.