O Google anunciou, nesta terça-feira (9), durante a CES 2024, novidades acerca do Android, acessórios Bluetooth, TVs, casa inteligente e até veículos. Confira:
Compartilhando arquivos de forma única
O compartilhamento de arquivos é uma das ferramentas mais usadas por usuários no Android. Em 2020, o Google lançou o Nearby Share, enquanto a Samsung tem, em seus smartphones da linha Galaxy, o Quick Share.
Leia mais:
Como cadastrar um cartão na Carteira do Google para Wear OS?Por que os preços de smartphones e tablets são tão altos no Brasil?CES 2024: Samsung apresenta smartphones com tela dobrável
Agora, as duas empresas uniram seus serviços de compartilhamento para criar um novo Quick Share. “Integramos as experiências e criamos a melhor opção padrão integrada para compartilhamento de conteúdo ponto-a-ponto em todos os tipos de dispositivos nos ecossistemas Android e Chromebook”, informou a gigante das buscas em post em seu blog.
Para fazer com que o compartilhamento de arquivos entre dispositivos se torne ainda menos complicado, o Google segue trabalhando com fabricantes de PC, como a LG, para expandir o Quick Share aos PC que rodem Windows para que a solução já venha pré-instalada no sistema.
Ou seja, basta um simples toque no novo ícone do Quick Share para ver a lista de dispositivos próximos disponíveis para troca de arquivos. O “novo” serviço começará a substituir o Nearby Share a partir de fevereiro.
Fast Pair chega ao Chromecast
O Fast Pair é uma forma rápida de encontrar agilmente e conectar dispositivos com Android ou Chromebook, a acessórios Bluetooth;A partir de fevereiro, essa tecnologia chegará ao Chromecast com Google TV e será expandido a mais dispositivos equipados com Google TV ainda este ano;Após colocar seu acessório Bluetooth em modo de pareamento, basta tocar na tela para conectá-los a seu Chromecast ou Google TV, podendo retornar aos alto-falantes dos dispositivos com os controles de saída de áudio.
Expansão da capacidade de transmissão entre dispositivos
O Google informou ainda, que, deste terça-feira (9), usuários do Chrome cast podem transmitir conteúdos do TikTok de seus smartphones para dispositivos com Chromecast.
Em breve, essa função será expandida, pois a gigante das buscas prometeu que os usuários poderão transmitir vídeos ao vivo da rede social para as telas maiores.
Mais dispositivos Chromecast
Ainda em 2024, deveremos ter novos dispositivos com o Chromecast embutido, como as TVs 2024 da LG. Já no fim do ano, o Google pretende estender esse recurso ao LG Hospitality and Healthcare.
Dessa forma, o usuário poderá continuar acompanhando seus conteúdos em vídeo em apps de streaming em TVs LG em quartos de hotel, sem precisar logar em cada app separadamente e lembrar de deslogar ao deixar o local.
Outros dispositivos com Chromecast anunciados na CES 2024 incluem as novas TVs ULED e ULED X da Hisense e as TCL Q Class e QM7.
Transmissão de apps de músicas no Google Pixel
Ainda em 2024, a empresa vai liberar recurso de transmissão que permitirá aos donos de smartphones Pixel transferirem o que estão escutando no aparelho para o Pixel Tablet quando ele estiver por perto. A função estará disponível apenas no Spotify e no YouTube Music.
Interoperabilidade entre dispositivos Matter aperfeiçoada
O Matter é o novo protocolo padrão universal de casas inteligentes, e o Google está trabalhando para melhorá-lo em seus dispositivos e nos de parceiros.
Dessa forma, a empresa indicou que, futuramente, TVs LG e alguns dispositivos com Google TV e Android TV OS serão centrais do Google Home. Dessa forma, se você conectar um Nest Hub, Nest Mini ou TVs compatíveis, será mais fácil adicionar dispositivos com o padrão Matter à rede domiciliar e controlá-los localmente com o app do Google Home.
Android Auto chega a mais carros e com mais recursos
O Android Auto também receberá novidades. Veículos elétricos (EVs) compatíveis com o recurso poderão compartilhar informações sobre a bateria em tempo real com o Google Maps.
Isso vai permitir que o motorista veja, com mais facilidade, o nível estimado de bateria a ser gasto até seu destino, permitindo ao app sugerir pontos de recarga durante o trajeto e, até, estimar quanto tempo a recarga durará com base no veículo. A novidade chegará primeiro ao Ford Mustang Mach-E e à F-150 Lightning nos próximos meses.
Além disso, veículos com ecossistema Google instalado, terão apps, como Google Maps e Google Assistant à disposição em breve, em marcas, como Nissan e Lincoln.
Em contrapartida, a empresa já disponibilizou, nesta terça-feira (9), o recurso de envio de viagens planejadas em seu smartphone para o Google Maps na tela do carro.
Quando estacionado, o motorista poderá, ainda, aproveitar a maior parte de seu tempo com novos apps no Google Play que foram otimizados para uso em veículos, de forma que o usuário poderá, de forma segura, abrir sites no Chrome e assistir a vídeos em aplicativos, como o PBS KIDS e Crunchyroll. Para mais informações sobre as novidades veiculares do Google, clique aqui (conteúdo em inglês).
O post CES 2024: confira novidades anunciadas pelo Google apareceu primeiro em Olhar Digital.