O candidato a prefeito de João Pessoa, Ruy Carneiro (Podemos), revelou uma série de medidas para melhorar o atendimento de saúde na capital paraibana. Entre os novos programas está o “Mais Médicos João Pessoa”, que prevê a contratação imediata de 120 profissionais para atuar nas unidades básicas de saúde. A proposta faz parte de uma força-tarefa para regularizar os serviços, que segundo o candidato, estão precários e sofrem com a falta de profissionais e medicamentos.
“A saúde de João Pessoa tem solução. Atualmente, 80% dos problemas poderiam ser resolvidos na atenção básica, mas praticamente nada funciona como deveria. Vamos criar o programa Mais Médicos João Pessoa e contratar 120 profissionais de imediato”, declarou Ruy, reforçando que as contratações serão realizadas por edital e os médicos atuarão nos bairros mais populosos e nas unidades com maior demanda.
Além disso, cinco policlínicas que atualmente encerram suas atividades às 17h passarão a funcionar 24 horas por dia, recebendo o reforço de 70 novos médicos. Nessas unidades, serão oferecidas consultas em diversas especialidades, como cardiologia, ginecologia, mastologia, psiquiatria, neurologia, entre outras.
Outro ponto destacado por Ruy é a ampliação do horário de atendimento de 50 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que passarão a funcionar até às 22h. Essas unidades também serão reestruturadas, com oferta de medicamentos e regulação digital eficiente, livre de interferência política e sem privilégios na fila de atendimento.
O candidato ressaltou que a contratação temporária dos médicos poderá ser renovada conforme a necessidade, garantindo maior acessibilidade aos serviços de saúde e redução do tempo de espera para a população.

