PS5 Pro é apresentado pela Sony em transmissão via web (imagem: reprodução/Sony)
A Sony anunciou nesta terça-feira (10) o PlayStation 5 Pro, nova versão do seu principal console. O preço sugerido é de US$ 699 nos Estados Unidos, o que dá cerca de R$ 3.940 em conversão direta. As vendas no exterior começam em 7 de novembro, com a pré-venda abrindo em 26 de setembro. Ainda não se sabe qual será a estratégia para o PS5 Pro no mercado brasileiro.
A nova edição do PS5 mantém algumas configurações do seu antecessor, mas ganhou diversos upgrades. A GPU está fisicamente maior e tem poder de processamento 67% superior. Já a memória é 28% mais rápida. Segundo a Sony, isso permite que a renderização seja 45% mais veloz que o PS5 “base”.
PlayStation 5 Pro lançado pela Sony
O console possui uma tecnologia própria para upscaling, a PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR). A Sony explicou que essa tecnologia é aprimorada com o uso de inteligência artificial — afinal, é 2024 e tudo precisa ter IA. O PlayStation 5 Pro possui ainda ray tracing avançado.
A Sony chama a combinação da maior capacidade de computação, nova upscaling e ray-tracing avançado de “big three” — os grandes três. Essa é a aposta da Sony para que o PS5 Pro fique mais competitivo e atraia o público que quer um console, fazer um upgrade ou sair da plataforma Xbox.
GPU do PS5 está fisicamente maior e tem 67% a mais de unidades de computação gráfica (imagem: reprodução/Sony)
O PlayStation 5 Pro ganhou uma atualização no visual. As placas laterais conta com três “grelhas”, lembrando a parte frontal do PlayStation 2 — um dos consoles de maior sucesso da história.
A Sony anunciou também que o PlayStation 5 Pro terá suporte para taxa de atualização variável de tela. O console tem ainda Wi-Fi 7 e exibe imagens em até 8K. A Sony informou que os jogos precisam de atualizações para aproveitar algumas melhorias do PS5 Pro. Segundo a empresa, os desenvolvedores (pelo menos uma parte deles) já está desenvolvendo esses updates.
Mais FPS no modo Fidelity
Modo Fidelity será capaz de exibir 60 quadros por segundos na maioria dos jogos (Imagem: Reprodução/Sony)
O Fidelity Mode (modo Fidelidade) do PS5 agora exibirá até 60 quadros por segundo — dependendo do game. Esse modo foca em exibir uma imagem em maior qualidade, mas, por enquanto, passa apenas 30 fps. Essa opção é melhor para jogos offline, já que a rapidez dos quadros influencia mais em partidas competitivas — para isso é recomendado o modo performance.
O arquiteto-chefe do PlayStation, Mark Cerny, disse durante a transmissão na web que os jogadores hoje em dia vivem um dilema: escolher entre o modo fidelidade (limitado a 30 fps) ou o modo de performance (a 60 quadros por segundo). Ele afirmou que a Sony acabou com este problema ao projetar o PS5 Pro. Atualmente, três quartos dos gamers preferem o modo de desempenho.