As aulas de Educação Física estão entre os momentos preferidos dos estudantes. Na Rede Municipal de Educação de Campina Grande a inclusão se torna ainda mais visível. Hoje, estão matriculados 34.638 mil alunos (em escolas, creches e na Educação de Jovens e Adultos – EJA), desse número, 3,7 mil são crianças e adolescentes com deficiência.
Na Rede de Educação de Campina, o trabalho desenvolvido ao longo do ano envolve as formações continuadas com os professores de Educação Física e vivências. Além de reforçar a importância da Educação Física para o público com deficiência.
Segundo a coordenadora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Renata Villarim, essa prática favorece a inclusão e o respeito a essas crianças e esses adolescentes que apresentam alguma necessidade especial.
“A prática da atividade física para crianças com deficiência é de extrema importância. Essas aulas devem favorecer a construção de uma atitude de respeito próprio, por parte da pessoa que apresenta alguma necessidade especial. E essa convivência pode construir e possibilitar a atitude de solidariedade e aceitação. Por isso, no papel da inclusão, cada um desses segmentos tem importância. Além do que, os benefícios para a saúde física também são muitos. Os benefícios da prática da atividade física são o aumento da força muscular, já que eles têm muita hipotonia, aumento da resistência e coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade e agilidade”, pontua

