A defesa da rediscussão do sistema de governo no Brasil, feita pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), recebeu grande apoio da bancada federal paraibana. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do semipresidencialismo, protocolada na Câmara após as declarações de Motta, contou com a assinatura da maioria dos deputados federais eleitos pela Paraíba.
Dos 12 parlamentares da bancada, 7 apoiaram a proposta, garantindo o início de sua tramitação. Além de Motta, assinaram a PEC Cabo Gilberto Silva (PL), Wellington Roberto (PL), Damião Feliciano (União), Murilo Galdino (Republicanos), Wilson Santiago (Republicanos) e Ruy Carneiro (Podemos).
A PEC busca instituir o semipresidencialismo no Brasil a partir das eleições de 2030. Nesse sistema, o presidente da República, eleito por voto popular direto, compartilharia o poder executivo com um primeiro-ministro, nomeado pelo presidente após consulta aos partidos com maior representação na Câmara dos Deputados. Essa mudança poderia trazer mais estabilidade e governabilidade ao país, além de reduzir a concentração de poder no Executivo.

									 
					