Você poderá saber se o iPhone tem jailbreak ao localizar aplicativos suspeitos ou lojas além da App Store instalados no aparelho, verificar interfaces diferentes ou ao se deparar com erros na atualização do iOS.
O jailbreak é uma modificação não oficial do iOS que permite ao usuário instalar apps alternativos e personalizar o celular com recursos não nativos. Vale destacar que um iPhone com jailbreak não é a mesma coisa que um iPhone hackeado.
A seguir, saiba como verificar indícios de que o seu iPhone passou por jailbreak.
Índice
- 1. Procure por lojas de aplicativos além da App Store
- 2. Procure por apps suspeitos não oficiais
- 3. Verifique se a interface tem elementos diferentes do iOS
- 4. Tente atualizar o iOS
- Ter jailbreak no iPhone é o mesmo que ter o iPhone hackeado?
- Qual a diferença entre ter um iPhone com jailbreak e um iPhone hackeado?
- É possível tirar o jailbreak do iPhone?
1. Procure por lojas de aplicativos além da App Store
Uma das formas de saber se o iPhone tem jailbreak consiste em verificar se existem lojas de aplicativos alternativas que não sejam a App Store. Ferramentas como Cydia, Zebra e Sileo são bons indicadores de que o sistema do iPhone precisou reduzir camadas de segurança para permitir lojas de apps não autorizados pela Apple.
2. Procure por apps suspeitos não oficiais
Verificar apps não oficiais no iPhone também é bom indício de que houve jailbreak, já que algumas ferramentas exigem que o dispositivo seja alterado para que haja instalação. Vale averiguar se o app suspeito está ou não na App Store e, caso não esteja, as chances de jailbreak no iPhone aumentam ainda mais.
3. Verifique se a interface tem elementos diferentes do iOS
Navegue por diferentes diretórios do iPhone para verificar se há elementos ou interfaces não oficiais do iOS, que são características comuns de jailbreak. Se o design não tiver sido alterado por um app oficial da App Store, é bem possível que a personalização seja fruto de uma modificação não autorizada do iOS.
4. Tente atualizar o iOS
Acesse “Ajustes”, entre em “Geral” e vá em “Atualização de Software” para atualizar o iOS. Caso se depare com mensagens consecutivas de erro, pode ser que o seu iPhone foi modificado com jailbreak e não permite updates do sistema operacional para evitar problemas com a alteração não autorizada do iOS.
Ter jailbreak no iPhone é o mesmo que ter o iPhone hackeado?
Não. Jailbreak pode ser considerado uma forma de hacking, já que há exploração de um sistema digital para modificar o funcionamento nativo do iPhone. Mas o jailbreak não tem caráter malicioso e é usado para personalização, enquanto hackear um iPhone tem o objetivo claro de acessar dispositivos alheios de forma não autorizada.
Qual a diferença entre ter um iPhone com jailbreak e um iPhone hackeado?
Ter um iPhone com jailbreak refere-se a uma modificação do iOS feita de forma intencional e consentida pelo dono do dispositivo. Por mais que elimine camadas de segurança do iPhone, o jailbreak não significa que o dispositivo foi comprometido por terceiros: o controle e gestão permanecerão exclusivamente nas mãos do usuários.
Já ter um iPhone invadido envolve uma ação maliciosa feita por terceiros, geralmente via malware ou spyware, de forma não consentida pelo proprietário do dispositivo. A invasão permite que outros indivíduos controlem e acessem as informações do iPhone, facilitando o roubo de dados e golpes cibernéticos.
Em suma, o jailbreak é uma forma de hacking não maliciosa feita pelo dono do iPhone para maior gerenciamento de apps e possibilidades de personalização. Já invasões a um iPhone são atos orquestrados por terceiros não autorizados, com o objetivo de comprometer o dispositivo e coletar dados alheios.
É possível tirar o jailbreak do iPhone?
Sim. Você pode reverter o jailbreak ao restaurar o iPhone pelo PC (Windows ou Mac). A restauração fará com que seu iPhone volte para a versão de fábrica, o que eliminará o jailbreak feito no dispositivo.
Como saber se o iPhone tem jailbreak? Veja os sinais de que o iOS foi modificado