Pesquisa do Instituto Exatta divulgada na madrugada desta quinta-feira revela que o prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) deve ser reeleito no próximo domingo (27). Na reta final desse segundo turno, Bruno tem 58% dos votos válidos, contra 42% do candidato Jhony Bezerra (PSB). Os votos válidos não consideram brancos e nulos.
Na sondagem estimulada – quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados – Bruno Cunha Lima também aparece na vantagem, com 51,50%, enquanto o candidato Jhony surge com 37,33%. Outros 7% dos entrevistados disseram não votar em ninguém, ou em branco ou disseram que anulariam o voto. Não sabem, não responderam (4,17%).
Na espontânea, quando o entrevistado responde livremente, sem que sejam apresentados os nomes dos candidatos, Bruno tem 49%, contra 33,67 % de Jhony Bezerra. Não votariam em ninguém, brancos e nulos somam 8,33%. Outros 9% não sabem, não responderam nenhuma das opções anteriores.
Outro indicador importante também é favorável a Bruno Cunha Lima. De acordo com a pesquisa, 83% dos entrevistados dizem ter a certeza do voto, enquanto apenas 14,33% consideram a possibilidade de uma mudança de última hora. Não sabem, não responderam nenhuma das alternativas anteriores totalizam 2,67%.
Bruno Cunha Lima surge mais uma vez na vantagem quando os entrevistados, de forma estimulada, são questionados sobre o resultado da eleição. Quem vai vencer? Para 69,83%, Bruno Cunha Lima será o vitorioso, com reeleição assegurada. Outros 17,67% apostam em Jhony Bezerra. O percentual de pessoas que não sabem ou não responderam é de 12,50%.
E se a rejeição é motivo de preocupação, o candidato Jhony aparece outra vez em desvantagem. Quando a Exatta pergunta, de forma estimulada, em quem o entrevistado não votaria de jeito nenhum, o candidato do PSB aparece no topo, com 39,3%. Bruno Cunha Lima tem 31,8%. O percentual de entrevistados que não rejeita nenhum dos dois candidatos é de 22,7%. Rejeitam todos, 3,2% e não sabem, não responderam (3%).
GESTÃO DE BRUNO É APROVADA POR 56,17%
A gestão do prefeito Bruno Cunha Lima é aprovada por 56,17% dos entrevistados, refletindo o sentimento dos campinenses nesses dias finais de segundo turno, de acordo com a Pesquisa Exatta. Outros 38,50% desaprovam. Não sabem, não responderam (5,33%).
A pesquisa está registrada no TSE sob o número PB-04601/2024 . O Instituto Exatta entrevistou, presencialmente, 600 pessoas no período de 21 a 23 de outubro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
A soma dos percentuais pode ultrapassar 100%, em virtude do arredondamento ocorrido no processamento eletrônico denominado SPSS, Statistical Package for Social Sciences ou Múltiplas Respostas para a Pergunta.