A AENA inaugurou as obras de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de João Pessoa, trazendo melhorias estruturais, o aeródromo incrementa em 80% sua capacidade operacional. O terminal também ganha uma nova área internacional reversível e equipamentos tecnológicos para tornar-se mais moderno, confortável, sustentável e seguro, adequando-se ao padrão internacional da Aena, que opera 79 aeroportos e dois heliportos ao redor do mundo.
De acordo com o diretor presidente da AENA Brasil, Santiago Yus, contribuir com o desenvolvimento turístico e econômico das localidades onde atua é um dos propósitos da Aena.
“O de João Pessoa é o quinto aeroporto que inauguramos no Nordeste. Em 2023 assumimos a gestão de mais 11 equipamentos, formando uma rede de 17 aeroportos que operam em total sinergia em nove estados brasileiros. Queremos que em cada um deles seja percebida a combinação harmoniosa entre a cultura local e o padrão internacional de conforto e atendimento da Aena”, afirma Santiago.
O Aeroporto de João Pessoa recebeu investimentos importantes no chamado “lado ar”, menos visível aos passageiros, que engloba pistas de taxiamento, de pouso e decolagem, e pátios de estacionamento de aeronaves. Houve um aumento significativo na segurança operacional com a requalificação total dos pátios, que ganham 11 mil m² adicionais, e pistas, agora com nova iluminação, áreas de escape protegidas nas duas cabeceiras, equipamento de auxílio na navegação PAPI e RESAs (sigla para áreas de segurança de fim de pista, do inglês runway end safety areas).
Quem chega ao terminal de passageiros já percebe a transformação na fachada, que passou a contar com um novo espaço de convivência decorado por um colorido mural de arte urbana. Também foi realizado o reordenamento dos acessos, que deu mais fluidez ao tráfego e à circulação de pedestres e veículos.
Dentro do terminal, as salas de embarque e desembarque dobraram de tamanho. Além disso, dois fingers oferecem mais conforto e acessibilidade para os passageiros. Outra novidade é a aquisição e implantação de equipamentos e sistemas muito mais modernos. Leitores eletrônicos de cartões de embarque e de passaportes, sistemas automatizados de bagagem e novos equipamentos de raios-x tornam todo o processamento operacional mais ágil, reduzindo as filas e o tempo de espera.
A AENA mudou também o conceito comercial do Aeroporto, entregando um mix de lojas qualificado, com mais opções de compras, serviços, cafés restaurantes e uma sala VIP para oferecer mais comodidade aos usuários do equipamento e atender a demanda de diferentes perfis de consumo. Além disso, o saguão ampliado recebeu novos banheiros, pisos e a otimização dos fluxos de circulação.

