O deputado federal e pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Ruy Carneiro (Podemos), foi condenado pela Justiça da Paraíba a 15 anos e dez meses de reclusão e 04 anos e 04 meses de detenção pelos crimes de peculato, fraude em licitação e lavagem de dinheiro. O caso remete a 2009, ano em que Ruy era secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer no governo Cássio Cunha Lima.
“Segundo as investigações restou detectada fraude licitatória, superfaturamento de produtos, desvio de recursos públicos, danos ao erário, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro”, diz trecho da sentença.
Além de Ruy, foram condenados no mesmo processo o ex-gerente de Planejamento, Orçamento e Finanças da SEJEL, Luiz Carlos Chaves, o engenheiro e representante da Desk Móveis Escolares e Produtos Plásticos Ltda, Daniel Pereira de Sousa e o sócio da empresa Desk Móveis Escolares e Produtos Plásticos Ltda, Fábio Magib Mazhunni Maia. Todos terão direito de recorrer em liberdade.
Agora o pré-candidato a prefeito de João Pessoa vai ter que enfrentar esse problema jurídico e reconstruir a sua imagem perante a população, meses antes do pleito eleitoral. Qual será a opinião pública diante deste caso?