Canais do WhatsApp chegaram ao Brasil em setembro de 2023 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
O WhatsApp está testando um novo visual para a área de Canais do aplicativo para Android. Com a mudança, eles ficarão organizados de forma mais parecida com as conversas, em uma lista que mostra mais itens de uma vez só. A novidade está na versão 2.24.4.19 do aplicativo para Android, ainda em fase beta, mas ainda não foi liberada para todos os testadores. O site especializado WABetaInfo notou a mudança.
Os Canais ficam na área Atualizações, que também mostra os Status publicados pelos contatos. Eles continuarão ali — o que vai mudar é como eles aparecem.
Atualmente, os Canais em que o usuário se inscreveu ficam em uma lista com ícones pequenos e três linhas e uma imagem de preview. No beta, cada um terá apenas uma linha de preview e ícones maiores. Visualmente, o resultado é muito parecido com o das conversas. Isso também vai permitir passar pelos canais mais rapidamente, sem precisar rolar tanto a tela.
Por enquanto, a novidade só apareceu no beta para Android. As versões de testes mais recentes para iOS continuam sem alterações na interface.
Interface atual dos Canais dá várias linhas para cada um deles (Imagem: Reprodução/WhatsApp)
Canais do WhatsApp fazem sucesso
Os Canais foram apresentados em junho de 2023 e chegaram ao Brasil poucos meses depois, em setembro. O recurso funciona de modo parecido com uma página de rede social: uma pessoa ou uma empresa cria seu Canal e pode fazer publicações para seus seguidores. O Telegram conta com uma ferramenta parecida.
A novidade parece ter caído no gosto dos usuários: em novembro, os Canais do WhatsApp atingiram a marca 500 milhões de usuários ativos mensalmente. A informação foi divulgada por Mark Zuckerberg, CEO da Meta.
O Tecnoblog tem, atualmente, dois Canais no WhatsApp:
Canal do Tecnoblog, com as principais notícias da tecnologia.
Canal do Achados do TB, com as melhores ofertas que encontramos no varejo brasileiro.
Com informações: WABetaInfo
WhatsApp vai deixar lista de Canais mais parecida com a de conversas