É fato público que a internet conseguiu reunir os fornecedores de produtos e serviços de uma forma ágil e rápida com seus consumidores, contudo, como toda relação de consumo, o ambiente online, assim como o físico, encontramos pessoas de má índole com disposição para nos colocar em situações de fraude.
Pensando nisso, nós do leitura digital, separamos algumas dicas que podem ser utilizadas para evitar essas fraudes no momento da compra. Aqui estão algumas dicas importantes:
1. Compre apenas em sites confiáveis: Verifique se o site possui um certificado de segurança SSL (Secure Sockets Layer) e se há avaliações positivas de outros usuários.
2. Use uma conexão segura: Evite fazer compras em redes Wi-Fi públicas, pois elas podem ser facilmente interceptadas por hackers. Use uma rede privada virtual (VPN) para criptografar sua conexão.
3. Verifique a reputação do vendedor: Pesquise sobre a empresa ou vendedor antes de fazer a compra. Leia avaliações de outros clientes e verifique se há reclamações ou histórico de fraudes.
4. Proteja suas informações pessoais: Nunca compartilhe informações confidenciais, como senha do banco ou número do cartão de crédito, por e-mail ou em sites não seguros. Certifique-se de que o site utiliza criptografia para proteger seus dados.
5. Use um cartão de crédito virtual ou carteira digital: Utilizar esses métodos de pagamento pode adicionar uma camada extra de segurança, pois suas informações financeiras reais não são compartilhadas diretamente com o vendedor.
6. Mantenha seu sistema operacional e softwares atualizados: Certifique-se de que seu computador ou dispositivo esteja sempre atualizado com os patches de segurança mais recentes.
7. Tenha cuidado com ofertas muito boas para serem verdadeiras: Desconfie de preços muito baixos ou promoções exageradas. Se algo parecer bom demais para ser verdade, provavelmente é.
8. Verifique regularmente suas transações: Monitore sua conta bancária e cartão de crédito regularmente para identificar qualquer atividade suspeita. Entre em contato imediatamente com o banco ou a administradora do cartão se identificar alguma transação não autorizada.
Lembre-se sempre de confiar em seu instinto e, se algo não parecer certo, evite fazer a compra.
Mas se mesmo assim você caiu numa fraude, preste boletim de ocorrência, procure o PROCON, e entre em contato o mais rápido possível com advogado para tentar recuperar os valores perdidos o mais rápido possível.
Rodrigo Gonçalves, é advogado nas áreas do Direito Civil, Consumidor e Imobiliário (OAB/18.240)