Não há dúvidas que o esporte traz muitos benefícios, como aprimorar a função cognitiva, a concentração e também fortalece o espírito colaborativo, em Campina Grande – PB no dia 09 de dezembro de 2023 José Lourenço Cândido Segundo com 19 anos, ganhou medalha de bronze na 1ª Copa Campinense de Levantamento Terra, isso pode ser uma notícia comum para muitas pessoas no entanto o José Lourenço é autista com nível 3 de suporte e o fato dele participar de uma competição foi uma surpresa para muitos.
O Nível 3 (que necessita de suporte muito substancial) é também conhecido como severo, normalmente, possuem maior dificuldade nas habilidades de comunicação, tanto verbal quanto não verbal, e, consequentemente, dependem de maior apoio para se comunicar. Isso resulta em dificuldades nas interações sociais e uma redução na cognição.
A prática de atividade física regularmente já é algo cientificamente comprovado que faz bem para nosso corpo e mente. Os esportes para autistas podem ajudar a reduzir significativamente alguns comportamentos inadequados. A realização de movimentos específicos com uma determinada frequência auxilia na conscientização da postura corporal, do equilíbrio, da coordenação motora, além de aumentar a noção de tempo e espaço. Também existem ganhos na comunicação e na interação social, além do sentimento de pertencimento proporcionados pelo estímulo e relacionamento com outras pessoas e ambientes.
No caso do José Lourenço ele tem grande dificuldade na fala e se comunica por PECS (Picture Exchange Communication System), mesmo com “limitações” o José tem uma rotina de treinamento de uma hora duas vezes por semana acompanhado pelo seu educador físico e psicomotricista Fabiano Nóbrega.
“O mais difícil foi criar o hábito dele ir para academia treinar, pois, ele detestava fazer exercício físico, foi necessário muita conversa e mostrar que existem vários motivos para ir na academia ”, explica o profissional de educação física Fabiano Nobrega Vasconcelos.
Atualmente o José tem a academia como parte de sua rotina e tem prazer em realizar sua atividade física, logicamente com auxílio de reforçadores. Além de levantamento de peso, o José já treinou um pouco de boxe, muay thai e alguns exercícios de calistenia. À frente de José, no pódio do campeonato, ficaram: em primeiro lugar, Michael Angelo, um rapaz com síndrome de Down; e, em segundo, Gabriel Magno Soares Macedo, também autista.
Fabiano Nobrega Vasconcelos.